12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

85 peregrinos partiram de Vila Viçosa em direção a Nossa Senhora de Fátima (c/som e fotos)

Partiu hoje, 5 de Maio, do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em direção a Fátima um grupo de 85 peregrinos do Grupo de Peregrinos de Vila Viçosa.

A missa por volta das 14:30, ainda no concelho de Vila Viçosa, marcou o início na travessia de cerca de 85 peregrinos em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que este ano celebra 100 anos das aparições de Fátima e recebe o Papa Francisco.

A Rádio Campanário este presente no inicio deste ato religioso e falou com a Coordenadora Teresa Carvalho que nos revelou que o sentimento que se vive é de “esperança, alegria, fé, partilha e agradecimento”.

“Relativamente ao ano passado, éramos também muitos”, indica Teresa Carvalho, contudo, este ano o número aumentou e “o grupo seria maior, mas já houve desistências”.

Situações profissionais, questões monetárias ou motivos de gravidez foram alguns dos motivos das desistências mais ainda assim “somos á volta de 85”, refere a Coordenadora.

Segundo Teresa Carvalho, o primeiro e o segundo dia de caminhada são percursos curtos, “dão para eles perceberem, exatamente, como é que têm que perceber” e sobre quem vai pela primeira vez “esses é que é preciso ter mais cuidado” e é “fazer com que olhem para o exemplo dos mais velhos e depois eles percebem qual é a norma”.

A RC falou também com o Padre Mário Tavares de Oliveira que começou por caracterizar como “uma peregrinação muito especial” por comemorar os 100 anos das aparições e a visita do Papa Francisco.

Segundo o Padre Mário Tavares de Oliveira “uma peregrinação evoca aquilo que a vida é”, indicando que a vida “é o caminho que vamos fazendo todos os dias” que é fundamental “não se faça ao acaso”.

Estes momentos de peregrinação “pretendem esta aproximação e este encontro” e “os que partem, e os que ficam também, se possam deixar tocar e iluminar”.

As caminhadas destes peregrinos começam diariamente por volta das 7 da manhã com a celebração da eucaristia, a meio da manhã e a meio da tarde terão paragens “que são importantes, mas também, que são momentos catequéticos e de oração”, concluindo que o dia inteiro “é sempre uma jornada de muita intensidade” e certamente chegarão ao fim do dia “cansados e extenuados, mas com o coração cheio”, refere o Padre Mário Tavares de Oliveira.

{gallery}vv_peregrinos_17{/gallery}

Populares