O Governo determinou esta quarta-feira, 20 de março, a atribuição de cofinanciamento a mais 38 projetos de investimentos municipais ao abrigo do programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), dos quais 10 serão realizados no Alentejo.
De acordo com o documento a que a Rádio Campanário teve acesso, do total de 10 projetos aprovados no Alentejo, 5 destinam-se à requalificação de imóveis e instalações municipais, incluindo espaços desportivos, e outros 5 visam a reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios, num investimento total para a região de 2,372 milhões de euros, comparticipados em 50% pela administração central.
No que respeita à requalificação de instalações municipais, o Governo vai apoiar com 691 mil euros os projetos para a valorização do Parque Desportivo de Vendas Novas, a requalificação do Campo de Futebol Municipal de Reguengos de Monsaraz, a modernização do parque urbano do Rio da Figueira em Santiago do Cacém, a beneficiação do Complexo Desportivo de Odemira a ampliação das Piscinas Municipais de Avis.
Para reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios, as candidaturas do Alentejo foram contempladas com um financiamento de 492 mil euros para a reabilitação do edifício dos Paços do Concelho de Mourão, remodelação do Balcão Único de Campo maior, o balcão único de Almodôvar, a valorização arquitetónica dos Paços do Concelho de Alcácer do Sal e a requalificação da sede do Município de Barrancos.
No total, o Governo apoia os projetos alentejanos com um montante de 1,186 milhões de euros destinados aos projetos suprarreferidos.