A 8ª edição do “Quartel Electrão” está em pleno andamento no distrito de Portalegre, envolvendo oito associações humanitárias de bombeiros voluntários locais. A iniciativa, que se estende até 30 de novembro, visa recolher equipamentos elétricos usados, como pilhas e lâmpadas, e oferecer prémios para incentivar a reciclagem, proteger o ambiente e sensibilizar a população para a importância da reciclagem.
As associações participantes no distrito de Portalegre são as seguintes:
- AHBV de Arronches
- AHBV de Avisenses
- AHBV de Campo Maior
- AHBV de Crato
- AHBV de Elvas
- AHBV de Marvão
- AHBV de Portalegre
- AHBV de Sousel
Os equipamentos elétricos usados podem ser entregues pela população, empresas e instituições nos quartéis de bombeiros aderentes.
Uma das grandes motivações para a participação é o prémio principal: a associação de bombeiros que reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, receberá um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros. Além disso, o segundo classificado receberá 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.
Outros prémios serão atribuídos por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores nessas categorias recebendo 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. As associações que recolherem mais pilhas e lâmpadas terão direito a 1.500 euros em equipamento de proteção individual. Adicionalmente, todas as associações receberão 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida, com incentivos financeiros adicionais para aquelas que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.
O público pode encontrar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados no site www.ondereciclar.pt.
O Diretor-Geral do Electrão, Ricardo Furtado, destacou o compromisso e o entusiasmo dos bombeiros em contribuir para o aumento significativo da reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos. Desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas desses resíduos em todo o país.
A campanha do “Quartel Electrão” é promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses. Além de incentivar a reciclagem, a iniciativa visa sensibilizar a população para a importância da causa ambiental e envolver os bombeiros nesse esforço, contribuindo para um Portugal mais sustentável.