“Somos únicos no mundo a ter 90% da população vacinada com duas doses da vacina contra a Covid 19, avançou esta noite, Pedro Simas, na SIC.
Para o virologista, este fato traduz uma maior proteção da população portuguesa face a outros países.
Acrescenta ainda o especialista que os últimos dias têm sido de grande confusão. Há imensos testes e muitas pessoas em isolamento apenas por contactos.
Assim, e tendo em conta a excelente taxa de vacinação da população, os certificados deveriam validar e possibilitar mais atividade e liberdade à nossa população.
Recorde-se que ainda na última semana e como a RC noticiou, o virologista disse não ter dúvidas: “Isto é o fim da pandemia e vai ser no mundo inteiro”, referindo-se à ómicron.
Simas considera que neste momento a covid-19 tem “risco nulo em Portugal” e desconfia da eficácia das medidas de contenção.
Na opinião de Pedro Simas as medidas de contenção não são as necessárias nem benéficas para combater o vírus, e acrescenta que a corrida aos testes provoca muito alarmismo.
Relativamente ao período de isolamento, Simas menciona que este deve acabar. “Não é reduzir, é eliminar. Portugal não pode começar o ano com as escolas fechadas. Não há razão nenhuma científica nem de saúde pública para se terem as escolas fechadas. Estes vírus vão propagar-se como os outros”.
C/ SIC