12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Alentejo tem muito a ganhar se o programa agora na fase de aplicação nacional for bem-sucedida” diz Bulhão Martins sobre a aprovação do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (c/som)

Portugal acaba de ver o seu Programa de Desenvolvimento Rural para 2014-2020 (PDR 2020) formalmente aprovado pela Comissão Europeia. O PDR 2020 foi um dos primeiros programas a ser enviado para aprovação da Comissão Europeia e acaba por ser um, dos dez primeiros programas a ser aprovado, num total de 118 programas de desenvolvimento rural (nacionais e regionais).

Com esta aprovação formal, Portugal pode começar já a utilizar o dinheiro do PDR 2020, este ano. Esta aprovação permitirá dar continuidade ao trabalho desenvolvido no que respeita à legislação e operacionalização da abertura das medidas de apoio.

À Rádio Campanário, Luis Bulhão Martins, presidente da Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano e da Associação Beneficiários da Obra da Vigia, recebeu com satisfação este anúncio “que é uma boa noticia para os agricultores portugueses, é bastante dinheiro que a Politica Agrícola Comum disponibiliza para Portugal”.

“Portugal fez uma boa negociação neste campo, tem um programa relativamente forte, é uma boa notícia para os agricultores portugueses”, refere.

Para o agricultor alentejano, “o Alentejo tem muito a ganhar se o programa agora na fase de aplicação nacional for bem-sucedida, célere, e adaptado com as necessidades dos agricultores, com uma interlocução fácil com a autoridade de gestão, rápido, com regras claras, tudo isso é importante”.

Bulhão Martins realça que a não aprovação do programa por Bruxelas implicaria “uma ausência de alguns apoios à agricultura, nomeadamente ao investimento e à manutenção da atividade agrícola em determinadas regiões, porque o Programa de Desenvolvimento Rural contempla para as zonas mais pobres ou com riscos ambientais, tem alguns apoios”.

O PDR 2020 vai apoiar o investimento nas explorações agrícolas e empresas agroindustriais, os jovens agricultores, proporcionar um acréscimo de valor e de qualidade da produção, aumentar a concentração de oferta e contribuir para uma maior adesão aos seguros agrícolas. Este programa aposta também na investigação e inovação através de Grupos Operacionais e Projetos Inovadores. É um programa que reflete preocupações ambientais através de medidas agroambientais, agora reforçadas e mais orientadas para os agricultores, que mantem o apoio às regiões desfavorecidas e que reorienta o Leader para a agricultura, passando este a ser financiado em complementaridade com os restantes Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. O PDR 2020 vai ter à disposição cerca de 4.1 mil milhões de euros até ao ano de 2020.

Populares