Há oito países da União Europeia (UE) onde os portugueses não podem entrar. Há outros seis onde existem algumas restrições e 11 onde não existe qualquer problema de circulação.
Para quem pretende viajar, há que tem ter em conta a possibilidade ou não de entrar no país.
Os Países onde não existe autrorização para os Portugueses entrarem são a Áustria, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Letónia, Lituânia, Roménia.
No que diz respeito aos Países onde existem restrições para os portugueses, são eles: a Bélgica, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Malta e os Países Baixos.
Entretanto, as autoridades belgas tinham incluído toda a região da Grande Lisboa na lista das zonas vermelhas, o que obrigava uma quarentena obrigatória para os viajantes que chegassem à Bélgica vindos da capital portuguesa, estando o resto do país estava a laranja, já procederam à alteração dessa classificação. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros belga.
Assim, Portugal e Espanha ,passaram a ser considerados zonas verdes, com exceção das regiões com medidas especiais, que estão situadas na zona vermelha, como acontece nas 19 freguesias da região de Lisboa e Vale do Tejo que continuam em estado de calamidade:Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão, Agualva e Mira-Sintra, Algueirão – Mem Martins, Cacém e São Marcos e Rio de Mouro (Sintra), Camarate, Unhos e Apelação e Sacavém e Prior Velho (Loures), Santa Clara (Lisboa) e os concelhos da Amadora e Odivelas na íntegra.
O Primeiro-Ministro Português, à margem do encontro realizado com o Presidente de Câmara de Loures, considerou hoje “manifestamente injusto” que Portugal esteja na “lista vermelha” de vários países por causa da covid-19 e criticou a forma como está a ser feita a gestão das fronteiras internas na União Europeia.