Já foi entregue, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, o primeiro ventilador português para ajuda no combate à pandemia do Covid 19.
Este equipamento, produzido pelo CEiia – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel veio, segundo o responsável desta Casa de Saúde ” preencher um vaziuo existente nos equipamentos, de forma muito eficaz”.
O CEiia produziu 100 equipamentos em 45 dias. Mais de 80 Engenheiros e 25 Médicos uniram esforços e partiram do zero, mas com um objetivo comum, na construção de deste equipamento.
De acordo com o reponsável do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel ” nunca se fez um ventilador em Portugal pelo que este feito deixa-nos muito orgulhosos”.
De referir que, esta iniciativa teve também uma componente social, uma vez que alguns colaboradores do CEIIA cederam parte do salário, até surgirem mecenas, para arrancarem com o projeto e parte das receitas das vendas destes equipamentos, vão reverter a favor de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O CEiia já enviou 100 ventiladores para o Brasil e cerca de 400 ventiladores aguardam certificação do Infarmed para seguirem viagem rumo ao Dubai, Angola e Brasil.
Este Centro já se encontra a trabalhar numa segunda versão do equipamento, já com certificação CE, o que poderá ajudar outros doentes para além dos doentes Covid 19.