9.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EDP antecipa encerramento da Central a carvão de Sines para janeiro de 2021

A EDP vai antecipar o encerramento das centrais a carvão na Península Ibérica, estando a preparar os respetivos pedidos para a Central de Sines e para a unidade 3 de Soto de Ribera, em Espanha. Em Aboño está em curso um projeto de conversão da central, que prevê a substituição do carvão por gases siderúrgicos nos próximos anos.

Quanto à Central de Sines, foi entregue à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) esta terça-feira, dia 14 de julho, uma declaração de renúncia à licença de produção para que possa encerrar a sua atividade em janeiro de 2021. A decisão – enquadrada na estratégia de descarbonização do grupo EDP – foi tomada num contexto em que a produção de energia depende cada vez mais de fontes renováveis. Além disso, com o crescente aumento dos custos da produção a carvão, aliado a um agravamento da carga fiscal, e com a maior competitividade do gás natural, as perspetivas de viabilidade das centrais a carvão diminuíram drasticamente.

A EDP está agora a avaliar o desenvolvimento de um projeto de produção de hidrogénio verde em Sines, em consórcio com outras empresas. “A decisão de antecipar o encerramento de centrais a carvão na Península Ibérica é assim uma consequência natural do processo de transição energética, estando alinhada com as metas europeias de neutralidade carbónica e com a vontade política de antecipar esses prazos”, explica Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo interino da EDP.

Recorde-se que, como a RC já tinha noticiado, o encerramento da central estava previsto apenas para 2023. 

Populares