Segundo notícia do Lidador Notícias (LN), encontra-se aberto, pelo prazo de 30 dias úteis, que termina no próximo dia 13 de agosto, o procedimento concursal para a seleção internacional para o provimento, em comissão de serviços, por um período de três anos, do cargo de diretor do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja.
De acordo com um anúncio publicado no Jornal de Notícias, por despacho da diretora Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), datado de 2 de julho, podem candidatar-se “indivíduos dos dois sexos, com grau de licenciatura, com vínculo ou não à Administração Pública, que possuam habilitações e competências técnicas específicas na área da museologia ou na área do património”.
A remuneração mensal é de 2.621,68 euros, acrescida de suplemento para despesas de representação no montante de 195,37 euros, de acordo com o estatuto remuneratório do pessoal dirigente da Administração Pública.
O último diretor do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja foi José Carlos Oliveira que deixou de exercer o cargo há cerca de três anos, primeiro por baixa e posteriormente por se ter aposentado, tendo o cargo sido exercido de forma interina por Francisco Paixão.
Desde 1 de dezembro de 2019, que o Museu Regional de Beja deixou de ser gerido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e passou a integrar a rede de museus do Ministério da Cultura, envolvendo uma parceria a estabelecer entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, numa gestão partilhada com a câmara local.
Instalado no Convento de N. Sra. da Conceição, propriedade do Estado, o museu tem um vasto e valioso acervo, que vai desde a pré-história até à atualidade, destacando-se as suas coleções de arqueologia, pintura, azulejaria, cerâmica, ourivesaria, escultura, numismática, metrologia e ferragens.