O presidente do município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, atualizou esta quinta-feira a situação epidemiológica no concelho até ao dia 22 de julho. O autarca destaca “mais 2 pessoas curadas: 1 utente da ERPI da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e 1 profissional da FMIVPS”.
O autarca refere ainda que “decorreu ontem com toda a tranquilidade e muita emoção o regresso dos primeiros utentes curados à ERPI da FMIVPS, após a decisão da Autoridade de Saúde Pública”.
José Calixto divulgou que estão registados no concelho 170 casos positivos acumulados, dos quais 77 curados, 76 ativos e 17 óbitos.
Dos 76 casos ativos, relacionados com o último surto, registam-se 50 na FMIVPS e 26 na comunidade (29 curados e 1 óbito). Estes números verificam-se num universo de cerca de 2.280 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 20 testes. Estão planeados para esta quinta-feira e amanhã mais cerca de 30 testes”.
Relativamente ao foco infecioso verificado no Lar da FMIVPS, registaram-se ontem 11 casos positivos ativos (14 casos curados e 1 óbito) a trabalhadores e 39 utentes (26 curados e 15 óbitos).
Relativamente ao controlo da propagação na comunidade não se registou pelo 12º dia consecutivo qualquer caso positivo. A autoridade de Saúde Pública considera que o surto está em resolução, caso não existam novas cadeias desconhecidas (tecnicamente será considerado extinto depois de 28 dias sem novos casos positivos COVID relacionados com as cadeias conhecidas.
Encontram-se 7 utentes do Lar no HESE, 2 dos quais em cuidados intensivos. Dos casos de infeção na comunidade registamos um caso internado em cuidados intensivos e um em enfermaria.
De entre os profissionais positivos registamos que todos os que ainda não estão curados encontram-se a recuperar nas suas residências.
Situação Epidemiológica do Concelho de Reguengos de Monsaraz
Informação Diária n° 115 | 22 de JulhoA presente…
Publicado por José Calixto em Quinta-feira, 23 de julho de 2020