17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Celebra-se hoje o centenário de Amália Rodrigues, a “Rainha do Fado”

Amália da Piedade Rebordão Rodrigues, nasceu a 01 de julho de 1920, mas apenas foi registada no dia 23 de julho e por isso é neste dia que se assinala o seu aniversário.

Amália Rodrigues, que deu voz a êxitos como “Ai, Mouraria”, “Povo que Lavas no Rio” ou “Estranha forma de vida”, entre outros, completaria hoje 100 anos.

A “Rainha do Fado” era dona de uma vez notável. Até à sua morte, em outubro de 1999, teve 170 álbuns editados com seu nome em 30 países.

A fadista encontra-se sepultada, desde 2001, no Panteão Nacional, em Lisboa.

No dia de hoje, o centenário da fadista será celebrado com diversas iniciativas.  As celebrações do centenário do nascimento da fadista começrama hoje às 09h30, com uma missa de ação de graças celebrada pelo cónego Ricardo Ferreira na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa. Esta missa, segundo nota da Fundação Amália Rodrigues (FAR), é acompanhada por instrumentos de corda e leitura de poemas, contando com os músicos Pedro Marques (guitarra portuguesa), Lelo Nogueira (viola baixo) e Tony Queiroz (viola), sendo transmitida via ‘streaming’.

Às 11 horas, no Panteão Nacional, tem lugar a cerimónia de apresentação da emissão de selos comemorativa do centenário, pelos CTT – Correios de Portugal, com a presença, entre outras individualidades, da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

No Museu do Fado, às 21h30, o fadista Camané, acompanhado pelo pianista Mário Laginha, atua, num “tributo singular ao seu legado universal”, interpretando os “temas mais emblemáticos” de Amália e Alain Oulman (1928-1990), compositor que “desenvolveu uma relação criativa muito marcante com a artista, pontuada pelo encontro definitivo da poesia clássica e erudita com o universo fadista”, anunciou a instituição.

O concerto não tem público presencial, mas pode ser seguido no Facebook, nas páginas do Museu do Fado, da Câmara de Lisboa e da EGEAC.

Também à noite, pelas 22h00, na antiga residência de férias da fadista, no Brejão, concelho de Odemira, realiza-se o concerto “Bem-Vinda Sejas Amália”, com direção musical de Jorge Fernando, ex-músico da diva, e a componente artística coordenada pelo fadista e apresentador José Gonçalez.

As celebrações do centenário do nascimento da criadora do fado “Primavera”, por diversas entidades, prosseguem até 2021.

Populares