17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Quem se lembra do Alentejo antes de Alqueva, facilmente percebe a mais valia deste para o Alentejo “,diz Ministra da Agricultura

Foi inaugurado esta sexta-feira , o Parque Fluvial de Cinco Reis, um projeto promovido pela Câmara Municipal de Beja, num investimento superior a 700 mil euros, projeto este que foi alvo de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

A cerimónia , presidida pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albiquerque, uma vez que o espaço é o aproveitamento da barragem dos Cinco Réis, que recebe a água da albufeira de Alqueva, num protocolo de cedência com a Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas de Alqueva (EDIA).

A Ministra da Agricultura, disse à Rádio Campanário “estar muito satisfeita com o aproveitamento/sinergia entre uma atividade primária como é o caso da agricultura e o regadio, com tudo o que o grande lago de alqueva veio permitir trazer para o Alentejo, e a criação de laços com outras áreas, como é o caso do turismo.”

 

Maria do Céu Albuquerque disse ainda à nossa reportagem “ sentimos que os portugueses estão a escolher cada vez mais o interior do país para férias e por isso mesma é de extrema importãncia a aliança que aqui foi conseguida entre a Edia e a Cãmara Municipal de Beja.”

Adiantou ainda que “quem se lembra do Alentejo antes de Alqueva, fácilmente percebe a mais valia que este grande lago trouxe para esta região do país.”

 

O Parque Fluvial fica a cerca de cinco quilómetros de Beja e além da praia fluvial, tem plataformas para atividades náuticas, parque de merendas, percursos pedonais, abrigos para observação de aves e é servido por dois parques de estacionamento.

O espaço está situado a um quilómetro da Villa Romana de Pisões, um importante atrativo turístico local. Vai ter um perímetro de seis quilómetros, num total de 47 hectares. A praia fluvial tem 1,4 milhões de metros cúbicos de água.

Populares