O advogado Varela de Matos alertou, na sua página pessoal na rede social Facebook, que estão peixes a morrer na Barragem do Barrocal, situada na freguesia de Nossa Senhora da Tourega, concelho de Évora, que fica na estrada que liga Évora a Alcáçovas.
Varela de Matos refere, com recurso à ironia, que “isto não tem nada a ver com o facto de na encosta norte da barragem, onde antes se plantava arroz e tomate, agora ter sido plantado um olival de cultura intensiva, rega gota-a-gota e todo o terreno ter sido coberto de adubos químicos e o facto de ter caído uma trovoada a semana passada e todas as escorrências virem parar, pelo ribeiro, à Barragem do Barrocal”. O advogado divulgou ainda que Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR já esteve no local.
Varela de Matos explica ainda que “esta barragem foi construída em 1959 por um empreendedor chamado Tomás Figo” e que agora “são os netos os donos deste latifúndio, depois da morte do Rodsado de Carvalho e da D. Natália que morreram sem filhos”.
Apresentamos as fotos tiradas no local, com a autorização de Varela de Matos.
Barragem do Barrocal.
Freguesia de Nossa Senhora da Tourega. Concelho de Évora.
Fica na estrada que liga Évora às…Publicado por Varela de Matos em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020