O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) explica ter tido conhecimento de que “as autoridades de saúde pública estariam a obrigar a população de Montemor e de Mora a recorrer ao ADC de Évora, para onde habitualmente os médicos de família referenciam os doentes locais com suspeita de Covid-19”.
Em comunicado o Sindicato informa já ter conhecimento de que em Mora a “a situação foi ultrapassada com a realização de testes na localidade”.
No entanto, em Montemor-o-Novo, mais concretamente no Ciborro onde surgiu um surto, ainda não é feito e apela para “que igual procedimento se tome sempre que os surtos ocorram”.
O SIM afirma que “esta atitude não só põe em perigo a população da região como desafia a capacidade de trabalho da equipa local (constituída apenas por um médico, um enfermeiro e um administrativo), que em apenas quatro horas será obrigada a observar um grande número de doentes suspeitos de infeção por SARS-CoV-2”.
“Pelo exposto e perante este surto em Montemor, o SIM apela para a realização dos testes na localidade, recorrendo aos meios locais em articulação com os laboratórios capacitados para o efeito”, refere o comunicado.