17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Municipio de Évora assina protocolo para ter incentivos à adaptação a alterações climáticas

O Município de Évora é um dos municípios que irá receber incentivos à definição de estratégias e aplicação de medidas para a adaptação às alterações climáticas.

Segundo disse o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) "tem verbas que podem ser utilizadas pelas câmaras municipais nas medidas de adaptação”

"Há cada vez maior sensibilidade para este assunto e é natural que outras autarquias comecem a preocupar-se e pretendam avançar" com formas de aumentar a resiliência a fenómenos como inundações, cheias, secas ou erosão costeira, referiu o secretário de Estado do Ambiente.

Os incentivos poderão surgir de programas da União Europeia, em que estão disponíveis cerca de quatro mil milhões de euros de verbas comunitárias para financiar investimentos na área da sustentabilidade até 2020.

Entre as questões mais complicadas na tarefa das câmaras municipais de adaptação às mudanças do clima está, segundo a opinião do secretário de Estado do Ambiente, o planeamento urbanístico, uma vez que, "durante muitos anos, não foram tidas em conta as limitações" relacionados com constrangimentos ambientais, referindo o exemplo da construção em leito de cheia.

Os protocolos hoje assinados envolvem os municípios de Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.

Populares