A Câmara Municipal de Borba divulgou que é parceiro do Projeto de Inclusão pela Cultura na Vertente de Fotografia. Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), sob a direção artística e criação de Ana Luena e José Miguel Soares.
Em nota, a autarquia referiu que este projeto “envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano do Alentejo Central. Explora-se o conceito de Topofilia, o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural”.
Segundo o Município borbense, vão ser dinamizadas Oficinas de Mentoria Fotográfica, com sessões de partilha, sessões de cartografia e visitas fotográficas. As sessões serão divulgadas com antecedência para que os interessados se possam inscrever.
São destinatários deste projeto todos os que tenham interesse em fotografia e em participar num projeto com a comunidade sénior através da criação artística.