A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, encontra-se há muitos anos em elevado estado de degradação, tendo-se mesmo já perdido algum do seu património. Um espaço histórico que tem nos últimos anos tem conhecido vários projetos e várias intenções de recuperação que não têm chegado a bom porto.
Segundo a atual presidente da Câmara Municipal de Alandroal de Alandroal, Mariana Chilra, “Juromenha já teve aqui vários projetos, há vários anos houve um projeto que era o PAJUR e que previa várias ações para a recuperação da própria fortaleza”.
Entretanto “houve interesse por parte de privados, havia mesmo um acordo para que fizessem a requalificação. Tem havido alguns contratempos e alguns problemas, mas voltamos agora a falar com esses investidores privados para que nos informem com clareza se estão na disposição, ou não, de manter o projeto”, acrescentou Mariana Chilra.
A Presidente Câmara espera assim por uma resposta, no entanto lembra que “é um projeto ambicioso, está em causa dinheiro, estamos a falar de muitos milhões”.