A antiga Escola Básica do 1ºCiclo nº 3 de Montemor-o-Novo foi alvo de obras de requalificação, num investimento total de 19.829,00 euros, suportado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia esta intervenção resultou de um protocolo de colaboração entre o Município e a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, e que vai possibilitar que no ano letivo 2020/2021 este equipamento receba as crianças do Jardim de Infância nº1, na sequência da intervenção de requalificação do edifício de Jardim de Infância.
Através deste protocolo, a obra foi assumida pela Junta de Freguesia, competindo à Câmara Municipal o pagamento à União de Freguesias da totalidade do custo da obra.
Para a edilidade, este protocolo de colaboração “é exemplo da orientação política estratégica de descentralização e cooperação entre a Câmara Municipal e as Freguesias do concelho. Esta opção municipal baseia-se na profunda convicção de que a descentralização, a subsidiariedade, a solidariedade e a cooperação são fatores decisivos para o desenvolvimento e a melhoria das condições e qualidade de vida dos cidadãos, até porque os eleitos das Freguesias, em virtude da sua proximidade, têm uma capacidade acrescida para a resolução de alguns problemas e necessidades das populações”.