À semelhança do que já aconteceu com vários municípios do distrito de Évora, a Câmara Municipal de Borba entregou recentemente equipamentos de proteção individual (EPI) aos Bombeiros Voluntários de Borba, na presença do seu Comandante Joaquim Branco e Presidente da Direção António Ferreira.
O Bombeiros de Borba receberam assim, 40 pares de calças, 40 dolmens, 10 pares de luvas e 10 capacetes, destinados especificamente ao combate a incêndios florestais, num valor de 7,3 mil euros.
Recordamos que estes equipamentos, resultam da aprovação do projeto “Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – Alentejo Central”, candidatado pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais, incluindo Prevenção, Gestão e Monotorização de Riscos), no âmbito do QREN. Foi assim estabelecida uma parceria entre a CIMAC e os 14 municípios que a abrangem, num investimento superior a 182 mil euros, contando com co-financiamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em 7,5%, e pelos municípios, nos restantes 7,5%.
Os equipamentos de proteção individual permitem uma maior segurança e eficácia no combate aos incêndios florestais.