A Câmara Municipal de Borba adquiriu um autocarro, uma aquisição que custará aos cofres da autarquia 25 mil euros. Trata-se de um autocarro usado e foi adquirido à empresa Tarsibus, Lda.
À Rádio Campanário, António Anselmo diz que não é um autocarro novo mas “é um autocarro em condições, legal, preparado, bem trabalhado e foi uma mais valia e Borba ganhou”.
O presidente da Câmara Municipal de Borba diz que “é uma opção política, naturalmente será criticada mas estou tranquilo”.
O autarca explica que “Borba tinha um autocarro que passou de validade e pensámos aqui na câmara que com a pensão do idoso comprávamos um autocarro novo e que custaria 200 mil euros, ou então tinha a hipótese de comprar um autocarro que duraria dois anos e que custaria 25 mil euros, de forma que entendemos comprar esse autocarro de 25 mil euros e que nos dá para fazer o transporte de crianças durantes dois anos”.
António Anselmo realça, que fez contas, embora o importante seja perceber que a viatura está em condições, “um autocarro novo dava-me um leilão brutal politicamente, mas eu quis comprar um de 25 mil euros que me dura para dois anos”, acrescentando, “o autocarro que neste momento funciona em Borba, que é novo, será pago daqui a 30 meses e nem vou dizer o valor que estamos a pagar todos os meses, mas com o devido respeito por todas as pessoas, um autocarro que vai fazer Rio de Moinhos, Orada, Nora e Borba, 200 mil euros, sinceramente, as pessoas merecem muito mais do que isso mas é dinheiro demais e com 25 mil euros fazemos a mesma situação”.
Recorde-se que em 2007 a autarquia borbense adquiriu um novo autocarro da marca Volvo, modelo B12B, com capacidade para 55 lugares, para além do motorista e lugar para guia. Foram ainda adquiridas duas carrinhas da marca Hyundai, modelo H-1 Starex, com capacidade para nove lugares, a fim de assegurar o transporte escolar. As viaturas foram apresentadas à população no dia 26 de junho, em frente aos Paços do Concelho. A aquisição foi efetuada através da Central de Compras do Estado, e representou um investimento de cerca de 232 mil euros.