A Câmara Municipal de Aljustrel entregou na passada sexta-feira, dia 25, à família do saudoso Padre João Rodrigues Lobato, a nova reedição do livro “Aljustrel Monografia”, escrito pelo próprio.
Em nota enviada à Rádio Campanário, a autarquia salienta que decidiu reeditar esta obra, que já vai na sua terceira edição, “com o intuito de relançar e valorizar este trabalho inédito de divulgação histórica do concelho”.
“Com esta reedição ambiciona este município preservar ainda a memória de um homem que tanto deu e deixou a este concelho, o Padre João Rodrigues Lobato, que foi pároco, professor de Religião e Moral, e a quem coube a responsabilidade de, ao longo de vários anos, pesquisar e compilar os elementos que constituem este extenso trabalho de recolha e de investigação”, enaltece a edilidade.
O livro “Aljustrel Monografia” foi publicado pela primeira vez em 1983 e, já na altura, era manifestada a expressa satisfação pela contribuição dada pelo pároco aquando desta publicação, que, desde sempre, foi encarada como “um estímulo para o prosseguimento de outras iniciativas que visem a promoção cultural do concelho e o conhecimento de valores locais que se têm distinguido ou se venham a revelar”.
A segunda edição, por sua vez, foi lançada em 2005 e esta última foi candidatada em 2018, contado com financiamento de fundos comunitários, nomeadamente no âmbito do Alentejo 2020.
Recorde-se que o Padre João Rodrigues Lobato escreveu: “Esta obra seria impossível apenas com o esforço individual. O fornecimento de dados e publicações para consulta, a oferta de fotografias, a orientação nos arquivos e a própria revisão, envolvem a colaboração de muita gente”.
Esta monografia, que conta na capa e contracapa com fotografias da autoria de Francisco Colaço, incide sobretudo sobre a história, mas também sobre o património, aspetos físicos, escritores, poetas, entre outros.