A Comissão de Utentes do concelho de Serpa refere, em comunicado, foi confrontada com a decisão do enceramento noturno do serviço de Urgência do Hospital de São Paulo, em Serpa, com a qual “está completamente contra”.
De acordo com a Comissão de Utentes, “consideramos uma afronta à população nos tempos que vivemos, numa emergência sanitária, querer diminuir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde. A decisão do Conselho de Administração de Santa Casa evoca a falta de recursos situação que esta comissão vem alertando mesmo antes da passagem da gestão para esta entidade. Desde de pelo menos 2012 que nos tentam roubar o acesso a saúde nesta unidade”.
A Comissão de Utentes marcou para esta segunda-feira um protesto, frente ao hospital, pelas 18 horas.
A Câmara Municipal de Serpa já veio a público referir que “Serpa já solicitou à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), entidade responsável pelo serviço, esclarecimentos sobre esta matéria”
“O Município estranha que, numa altura de grande complexidade para a população, dominada pelo contexto da COVID-19, se altere o funcionamento de serviços essenciais, integrados no Serviço Nacional de Saúde e de grande necessidade para a população”, salienta.