O eurodeputado do PS Carlos Zorrinho, propôs esta semana à Comissão Europeia a criação de Portal Europeu de Serviços para os Cidadãos.
“Num momento em que em termos Geoestratégicos temos que tomar decisões chave para garantir a nossa autonomia e soberania. Não pondera avançar com a ideia, que já aqui lhe propus antes, de partir da iniciativa WIFI4EU, de que fui relator, para a criação de um Portal Europeu de Serviços para os Cidadãos, marcando nos valores e no compromisso ético, a nossa diferença no mundo digital?”, foi a proposta deixada em jeito de questão por Carlos Zorrinho a Thierry Breton, o Comissário responsável pelo Mercado Interno.
Como relator sombra do Grupo S&D para o Programa Europa Digital e para o Programa Europeu do Espaço, Carlos Zorrinho declarou ter “a legítima expetativa de ver estes programas, fechados em Trílogo no mandato passado sem a cláusula financeira, verem agora o seu financiamento reforçado em relação à proposta inicial da Comissão”, mas para seu desagrado “aconteceu o contrário”, uma vez que na verdade “o programa do Espaço foi significativamente cortado e o Europa Digital foi arrasado”.
“O Parlamento ainda está a tentar reverter parcialmente estas decisões, mas precisamos de um plano B. Gostaria de saber qual é o seu plano B”, argumentou a este propósito Carlos Zorrinho que insistiu em saber qual a expetativa do Comissário Breton “em relação à articulação dos programas nacionais de recuperação, nestes domínios em concreto, e na transição digital em geral”.
O Eurodeputado socialista, por outro lado, manifestou-se totalmente favorável à ambição comunitária de vir a ser “o Continente mais conectado e mais capaz de aproveitar o potencial da economia de dados”, de acordo com a orientação estabelecida de que esta deverá ser a “Década Digital” para a União Europeia.