12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Funcionários de lares “de maior risco” do Algarve e Alentejo vão ser testados

Os funcionários de lares de idosos “de maior risco” do Algarve e Alentejo, vão voltar a ser testados à COVID-19, como medida de prevenção.

De acordo com a informação do Sul Informação, esta é uma iniciativa à escala nacional, mas que vai ser operacionalizada nestas duas regiões pelo Algarve Biomedical Center (ABC), que em abril testou todos os lares (utentes e funconários) do Algarve e Baixo Alentejo. De acordo com o presidente do ABC, Nuno Marques, o objetivo agora é arrancar com esta nova operação de testagem – mais reduzida – ainda esta semana. Os lares foram escolhidos, tendo em conta os “termos epidemiológicos”.

Apesar de não quantificar quantos serão, Nuno Marques revelou, à margem da sessão de lançamento da linha telefónica COVID Lares, na passada sexta-feira, 2 de outubro, que a lista de lares está feita. Certo é que, “se a situação epidemiológica se alterar, o número de testes a ser feitos em lares também poderá mudar, dependendo da transmissão que haja na comunidade, de acordo com o protocolo que está definido», acrescentou o presidente do ABC, consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e que tem estado na linha da frente na luta à pandemia.

O facto de, neste caso, só serem testados os funcionários deve-se ao maior perigo que estes representam.

“Os utentes estão fechados nas instituições: têm a sua bolha e, mesmo os novos que entram, são sempre testados antes. Os funcionários são aqueles a quem temos de estar mais atentos” concluiu.

Populares