A Câmara Municipal de Alcácer do Sal divulgou, em comunicado, que o presidente da autarquia, Vítor Proença, enviou um ofício à Ministra da Saúde a chamar a atenção para a grave situação que o município atravessa particularmente com a falta de médicos e a falta de uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV).
A autarquia refere que no documento o edil salienta que no concelho “existem oito médicos no Centro de Saúde de Alcácer, sendo quatro deles prestadores de serviços. A Extensão de Saúde de Casebres não tem médico afeto e nos meses de julho, agosto e setembro terá havido uma única consulta por mês. Em Palma e em Santa Susana, uma médica dá consulta uma vez por semana. Na Comporta, uma médica dá consulta quatro vezes por semana. No Torrão, uma das duas médicas irá entrar de licença por gravidez”.
O Município de Alcácer do Sal divulgou ainda que segundo os dados do INE de 2019 no âmbito da Saúde, Portugal tem, em média, um médico por cada 185 habitantes e Alcácer do Sal está “entre os concelhos pior servidos de médicos, apresentando, em média, um clínico por cada 1.062 habitantes”.
“Inaceitável e gravíssima é igualmente a falta de médicos especialistas em mais de dez especialidades (sendo o Alentejo a região do país mais afetada), assim como de enfermeiros e outros profissionais, a par da falta de uma viatura SIV/ Suporte Imediato de Vida prometida há vários anos para o concelho”, enaltece a Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal solicitou à Ministra da Saúde que explicite “que medidas concretas estão a ser adotadas para colocar mais médicos no concelho e, ao longo de 2021, quantos se preveem colocar; que incentivos suplementares e adicionais estão a ser adotados para atrair mais médicos; para quando a dotação de uma viatura SIV para Alcácer do Sal”.