Foi pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho receberam os cadernos de atividades para este novo ano letivo.
Segundo a autarquia, esta entrega foi “efetuada de forma simbólica aos mais novos, mas que, como é sobejamente conhecido, abrange todos os alunos até ao 12º ano de escolaridade”.
Esta é uma medida que, desde 2008, pretende “amenizar os encargos financeiros das famílias e que se insere no quadro da política local, na área educativa, de promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades”.
Em tempo de pandemia COVID-19, a autarquia “fortemente empenhada na criação de condições para fazer da escola um espaço seguro”, distribuiu às crianças dos Centros Escolares de Redondo e Montoito e do Pré-Escolar do Centro Infantil Nossa Senhora da Saúde “bonés com viseira de proteção, para que possam brincar em segurança nos intervalos”.
Porém, esta distribuição de viseiras e máscaras comunitárias vai ser alargada a todos os professores, técnicos e auxiliares “que trabalham diretamente com as nossas crianças” destes Centros Escolares.
Além da preparação habitual para o arranque do novo ano letivo, a câmara adaptou os estabelecimentos de ensino, em estreita articulação com a Direção do Agrupamento de Escolas de Redondo e sob as orientações da Saúde Pública.
“Foram elaborados Planos de Contingência; disponibilizados equipamentos de proteção individual para as salas de isolamento; atualizados os planos de higienização; e disponibilizados tapetes para limpeza/ desinfeção de sapatos e dispensadores de álcool gel nos diversos espaços”.