14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vão ser electrificadas e modernizadas as Linhas ferroviárias de Beja e do Alentejo

 

O Plano Nacional de Investimentos 2030  prevê a modernização das linhas ferroviárias de Beja e Faro, num projecto que ascenderá aos 230 milhões de euros. A medida propõe electrificar todas as linhas de comboio do país até ao final da década.

Segundo avançou o ‘Dinheiro Vivo’, no contexto da modernização das linhas de Beja e Faro, também está incluída a electrificação do troço da linha do Alentejo entre as estações de Casa Branca e de Beja.

O Plano Nacional de Investimentos 2030  foi apresentado na passada Quinta-feira no auditório do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e contará com um investimento público próximo dos mil milhões de euros nos próximos 10 anos.

De acordo com o plano de investimento, todas as linhas para serviço de passageiros ficarão prontas para receber comboios eléctricos até ao ano de 2025; já no prisma das mercadorias, os trabalhos estarão concluídos até 2030.

A finalização do processo de electrificação da rede ferroviária portuguesa será levada a cabo de norte a sul do país e está dividida em três fases. Além da parte do orçamento para o Alentejo e Faro, a maior fatia será canalizada para a circulação de comboios eléctricos entre Régua e Pocinho (linha do Douro), e Caldas da Rainha-Louriçal (linha do Oeste). Será ainda avaliada a electrificação de toda a linha do Leste, que deverá ficar concluída até ao ano de 2030.

 

 

Populares