A Casa de Frescos dos Sanches de Baena, situada no interior de uma nora na Casa de Repouso António Reixa Lobo, propriedade da Misericórdia de Vila Viçosa, está a ser alvo de intervenção a fim de ser recuperado um conjunto de frescos, estuques e embrechados do século XVI, que se encontra em risco.
À Rádio Campanário, Tiago Salgueiro, explica que “é um espaço muito particular, tem algumas semelhanças com outras decorações que existem em Vila Viçosa, trata-se de um legado patrimonial bastante importante para compreender a história de Vila Viçosa”.
Tiago Salgueiro conta que “o Laboratório Hércules da Universidade de Évora fez um relatório detalhado dos principais problemas que afetam este espaço e neste momento a Santa Casa da Misericórdia enquanto entidade tutelar pretende recuperar o edifício”.
“Para se conseguir avançar para uma candidatura fundos comunitários é necessário que haja uma classificação como Imóvel de Interesse Municipal, para que o espaço, depois de reabilitado possa ser visitado publicamente, através de iniciativas que permitam a sua valorização”, conclui.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Tiago%20Salgueiro3julho14.MP3{/play}