Os produtores de fruta estão a passar dificuldades em arranjar mercados para escoar os seus produtos, estando neste momento a registar quebras de rendimentos na ordem dos 40%.
O presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Domingos dos Santos, em declarações à Rádio Campanário refere que “é uma situação que já se vem arrastando há alguns meses, agravada com a situação do bloqueio da Rússia que fechou as portas às importações europeias”, levando, “a uma quebra acentuada nos rendimentos dos produtores hortofrutícolas no nosso país”.
Domingos dos Santos diz que “tem vindo a aumentar a produção em quantidade devido a novos investimentos que têm sido feitos e também do mercado, a resposta não tem sido a mesma velocidade de conquistar novos clientes com a velocidade com que os perdemos”.
O presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, conta que fez um pedido ao Governo “para que apresse a resolução dos problemas que nós temos, que é na exportação para muitos países fora da União Europeia que não conseguimos exportar, é fundamental esses mercados”.