Segundo avança a DianaFM, foi confirmado pelo Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, que o concelho de Évora entrou na lista de alto risco da Covid-19 definida pelo Conselho de Ministros, reunidos esta tarde, passando assim a obedecer a medidas mais restritivas.
Estas medidas foram tomadas segundo o critério do Governo, em que só integram esta lista os concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou em função da proximidade com um outro município nessa situação.
As medidas a que o concelho de Évora se passa a reger são:
– Dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas.
– Estabelecimentos de comércio encerram até às 22:00.
– Restaurantes têm de encerrar às 22:30.
– Presidentes das câmaras municipais podem fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.
– Proibidos eventos e celebrações com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
– Presidentes das câmaras municipais decidem sobre a realização de feiras e mercados de levante.
– Permitidas as cerimónias religiosas e espetáculos de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.
– Obrigatoriedade do teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador.
– Regime excecional e transitório de reorganização do trabalho aplicável às empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.
– Proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 em dias de semana e nos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro a partir das 13:00 (estão previstas exceções como deslocações a trabalho, regresso ao domicilio, situações de emergência ou o passeio de animais de estimação, entre outras).
(Fonte: DianaFM)