A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” chegou a Portugal em 2002 mas nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, e em 2003 para além da Europa.
Assim, a Cáritas Portuguesa divulgou hoje na sua página oficial que, para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e inicio de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas Portuguesa, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”.
As estrelas estão disponíveis nas Cáritas Diocesanas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro da Cáritas nesta ação.
A Cáritas adianta “pelo valor de 2€ muitas estrelas poderão iluminar um céu inteiro e ajudar a Cáritas a combater a desigualdade em Portugal!”
Do total de verbas recolhidas, 65% destina-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19.
A Cáritas reforça também, desta forma, a ação que, desde março, tem desenvolvido para apoiar os que estão a sofrer diretamente o impacto social desta crise através do programa “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.
“ A vela acesa simboliza a esperança e o despertar de consciências!”, sublinha a Cáritas Portuguesa.