12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cerca de 19% da água canalizada não chega às torneiras dos portugueses. Consulte a realidade dos municípios Alentejanos (c/gráfico)

Diariamente são desperdiçados em Portugal 426 milhões de litros de água em roturas e fugas nas redes municipais em Portugal.

Os dados são da Entidade Reguladora para os Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e mostram que, em média, 19% da água canalizada perde-se em roturas e fugas nas redes municipais, um número que corresponde a um em cada cinco litros.

No entanto existem concelhos onde a perda de água é superior à média. Dois terços dos municípios portugueses registam perdas superiores a 19%; em mais de cem concelhos são desperdiçados mais de 30% de água e em 45 autarquias o valor das perdas é de mais de 40%.

Segundo um relatório que chegou à Rádio Campanário por parte da ERSAR “esta água não facturada inclui não só as perdas reais, através de fissuras, roturas e extravasamento de água, as perdas aparentes, devidas a imprecisões nas medidas da água e a furto ou uso ilícito de água, e ainda as perdas correspondentes a consumos autorizados”.

De acordo com o mesmo estudo que a Rádio Campanário teve acesso a “água não facturada implica, para além de impactes ambientais, reduções de receitas significativas que comprometem a sustentabilidade económica e financeira das entidades gestoras e oneram a conta dos consumidores a quem é facturada a água”.

O estudo pretende avaliar o nível de perdas económicas e físicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser facturada aos utilizadores.

Consulte em baixo, a lista de municípios referente à água não facturada em percentagem.

 

Populares