O Parlamento autorizou hoje de manhã o Presidente da República a declarar a renovação do estado de emergência em Portugal a partir de terça-feira, dia 24 de novembro, para permitir medidas de contenção da Covid-19.
A Renovação do Estado de Emergência foi a favor com votos do PS e PSD. Em contrapartida, votaram contra esta renovação o PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.
Houve também abtenções a nível partidário como o BE, CDS-PP e o PAN, enquanto a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votou a favor.
Foi registada uma mudança de posição quanto à renovação do EE, há quinze dias, o CDS-PP que até agora sempre tinha votado a favor, hoje absteve-se. O CHEGA, que votou a favor na primeira declaração, absteve-se nas restantes renovações, tendo hoje votado contra.
O atual período de estado de emergência começou às 00h00 no passado dia 9 e termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro e o próximo, que deverá ser hoje decretado pelo Presidente da República, vai decorrer entre 24 de novembro e 8 de dezembro.