A Câmara Municipal do Crato divulgou , através da sua páginaoficial que, terá condições para avançar em breve com a obra da requalificação das infraestruturas de um edifício novo para a extensão de Gáfete do Centro de Saúde, com a aprovação da candidatura de financiamento a 85 por cento, que a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) conseguiu junto do Programa Operacional do Alentejo 2020.
A Camara Municipal do Crato será responsável, quer pela cedência do espaço a reabilitar, quer pelo pagamento de cerca de 17.700 euros, que correspondem a 50 por cento do valor não comparticipado (15 por cento do custo total da obra) que será suportado em partes iguais com a ULSNA.
As obras iniciam-se em 2021 e vão permitir a deslocalização dos cuidados de saúde primários das atuais instalações, para o edifício de uma antiga escola primária desativada, sita no Largo de S. Pedro. “É sobejamente conhecido dos portugueses que as escolas primárias construídas durante o período do Estado Novo são projetos arquitetónicos de relevo cultural e que, por todo o país, têm sido requalificados para os mais variados fins”, refere Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal do Crato.
O protocolo para a deslocação e construção desta Extensão do Centro de Saúde já tinha sido assinado no final de 2019 pelo que a autarquia tem agora condições de avançar com a reabilitação do local. “A aprovação desta candidatura deixou-nos muito felizes: este novo edifício servirá a população da freguesia com um espaço muito adequado, moderno e preparado para o atendimento médico de proximidade para a prestação de cuidados de saúde primários tão necessários”, refere o autarca.
O Termo de Aceitação será assinado em breve e alguns procedimentos administrativos terão lugar mas o projeto da obra já se encontra pronto.