No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que se iniciou no passado Sábado, dia 21 de novembro, a Rádio Campanário este em conversa com a Dra. Gilda Matos, Técnica de Comunicação da GESAMB (Gestão Ambiental E De Resíduos), acerca das iniciativas e das medidas de sensibilização que a empresa está a fazer.
Esta é um iniciativa anual, que move empresas e Municípios na missão de sensibilizar a população para um estilo de vida mais consciente e ecológico ambientalmente.
“A semana europeia iniciou-se no passado Sábado, dia 21, e vai terminar no próximo domingo, dia 29. Nesta semana acontecem várias iniciativas em toda a Europa, desenvolvidas por um comité europeu. Este ano o tema que foi definido foi o “lixo invisível” que é a quantidade de resíduos produzidos até que os produtos cheguem às nossas mãos. É um desafio comunitário sensibilizar as pessoas para ele,” explica a Dra. Gilda Matos.
A Técnica explica que este tema foi uma surpresa para a empresa devido a este ser um tema mais abstrato e díficil de explicar à população. No entanto, questionada para dar um exemplo prático, a Técnica de Comunicação apresenta “dois exemplos muito interessantes [para explicar esta temática]”
“Um par dessas calças pesa cerca de 500g ou menos. E são produzidos cerca de 25 quilos de resíduos na sua fabricação.”
Um exemplo prático que foi apresentado foi o das calças de ganga. Que segundo a Técnica,”todos nós temos calças de ganga em casa. Um par dessas calças pesa cerca de 500g ou menos. E são produzidos cerca de 25 quilos de resíduos na sua fabricação.”
No segundo exemplo, acrescenta,”mais gritante é o exemplo de um telemóvel, que pesa menos de 200g, vem até numa pequena embalagem, mas são produzidos 86 quilos de resíduos no processo fabrico.”
Num apelo final, a Técnica de Comunicação da GESAMB, acrescenta que no âmbito da Semana Europeia da Prevenção contactou algumas entidadades da região para podermos dar um contributo especial, uns pequenos vídeos que estamos a gravar e que vamos passar nas nossas redes digitais para as pessoas acompanharem.”