Segundo avançou a Lusa, a administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou esta quarta-feira que estão identificados 44 profissionais infetados pelo novo coronavírus, tendo ainda registo de nove trabalhadores recuperados desde o final do mês de março.
Tem sido feita testagem sistemática aos profissionais, em especial no serviço de urgência, nos cuidados intensivos e nos serviços de atendimento Covid, esclareceu o vogal do conselho de administração da ULSNA, Raul Cordeiro, em declarações à agência Lusa.
Segundo o responsável, o surto de Covid-19 na ULSNA, que gere os hospitais de Portalegre e Elvas e 16 centros de saúde nos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre, poderá estar nesta altura “controlado”.
“Os dados que nós temos dizem-nos que sim [controlado o surto], porque nós identificámos uma série de situações, algumas delas em serviços que ficaram de alguma forma comprometidos, mas pelos dados que temos, sim. Nós estamos agora num programa alargado de testagem sistemática que, nos últimos cinco dias, fomos capazes de identificar um ou dois casos, o que nos mostra que a situação pode estar controlada”, disse.
De acordo com o relatório publicado esta quarta-feira pela ULSNA na sua página na Internet, os hospitais de Portalegre e Elvas contabilizam 30 utentes internados devido à covid-19.
As duas unidades hospitalares contam nesta altura com 42 camas para receber “infetados e suspeitos”, juntando-se a estas mais outras cinco camas na unidade de cuidados intensivos de Portalegre.
O relatório publicado esta quarta-feira pela ULSNA na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 16 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.