A Associação Comercial do Distrito de Évora considera que a cidade não suporta a existência de duas superfícies comerciais de grandes dimensões e fez sabê-lo à Câmara Municipal de Évora.
Em declarações à Rádio Campanário, Mariana Candeias confirma que a Câmara de Évora vai reunir com a Associação Comercial do Distrito de Évora no dia 14 de abril, “para discutir a informação que a câmara tem e que nós ainda não temos, estamos à espera de ter essa informação connosco para depois podermos dar a nossa opinião”.
Mariana Candeias diz ter conhecimento “de uma empresa interessada no Évora Shopping, tal como sabemos que há empresários que estão interessados em construir à Porta de Avis, sabemos também que a câmara fez uma série de estudos que irão ser divulgados nas sessões de dia 14 e dia 15”.
Mariana Candeias diz ainda que Évora não tem capacidade para dois centros comerciais, eu baseio-me num estudo que foi feito em 2007” e nessa altura “estávamos economicamente muito melhor do que estamos hoje, o poder de compra era outro e o estudo que foi feito dizia que Évora só teria capacidade para um centro comercial de grandes dimensões que conseguisse trazer à cidade as populações limítrofes, populações que hoje vão a Lisboa ou a Badajoz”.
Ainda assim a Secretária Geral da Associação Comercial do Distrito de Évora refere que, a associação tudo fará “para fixar o máximo de população no comércio local e não nos parece que dois centros comerciais sejam viáveis”.
A Secretária Geral realça que a associação já expôs a situação à Câmara Municipal de Évora, “nós já dissemos ao senhor presidente da câmara que não achamos que fosse viável e achamos que as empresas não avançarão as duas”.