17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Diretora da DGS Graça Freitas recupera da covid-19 e regressa ao trabalho com “gratidão pela vida”

Foto: António Pedro Santos/Lusa

A Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, está recuperada da covid-19 e regressa ao trabalho na segunda-feira, dia 21 de dezembro, cerca de três semanas depois de ter sido contagiada com o novo coronavírus numa reunião de trabalho.

A Diretora da DGS afirma que é com “uma sensação de gratidão pela vida, por a natureza ter dado este presente”, que regressa ao trabalho na segunda-feira.

“Tive sempre sintomas ligeiros. Nunca tive febre, que era algo que estava à espera de ter. E depois os sintomas flutuam, há um dia em que se está bem e outro não. A doença tem esta incerteza de se estar sempre com o temor de piorar. É uma sensação, que do ponto de vista psicológico, causa grande ansiedade”, revela Graça Freitas em entrevista ao jornal Sol.

A Médica, de 63 anos, passou pela covid-19 sem problemas de maior e está pronta a voltar ao trabalho, duplamente aliviada, por “não ter tido nenhuma complicação e não ter infetado ninguém”.

A diretora-geral da saúde aconselha os doentes a terem um oxímetro em casa, um aparelho que mede os níveis de oxigénio do sangue. “Dá um dado objetivo”, diz, detalhando a forma como passou pela doença. “Bebi muita água, o próprio corpo pedia, apesar de não ter febre. Não senti um cansaço extremo”, acrescentou.

Graça Feitas disse não perceber bem como ficou doente. Acredita que foi infetada há cerca de três semanas, numa reunião na qual participou com uma colega, que dois dias depois, num domingo, lhe ligou a dizer que tinha a doença.

Graça Freitas admite que a forma como ficou contagiada a “surpreendeu um pouco”, dados os cuidados que tiveram. “Não sei exatamente como foi, ninguém sabe”, admitindo que “pode não ter havido arejamento suficiente na sala”, que não era grande, onde se encontrou com três técnicos para o fim de uma reunião que durou algum tempo. “Estive lá meia hora e não saí com a sensação de ter estado em risco”, acrescentou.

“É um vírus que circula muito facilmente”, alerta a diretora-geral da Saúde, que detalhou alguns dos cuidados que tinha para evitar ficar doente. “Fui extremamente cuidadosa desde o início.

(Fonte: Jornal Sol)

Populares