A Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, em comunicado divulgado há poucos minutos na sua página oficial de facebook, informou que “como já tinha referido ontem, dos 108 utentes desta instituição, cerca de 20 já tinham o seu estado de saúde muito débil antes de surgir o surto de covid-19. Estes 20 representam uma preocupação redobrada para nós, porque apesar do seu estado de saúde já ser muito frágil, temo-nos esforçado para preservar o mais possível a vida de cada um, com o maior conforto.”
De acordo com a informação avançada pelo Provedor João Penetra “Mas hoje foi um dia bastante triste, porque vimos partir cinco deles. Apesar de todo o esforço dedicação e profissionalismo da nossa equipa médica e de enfermagem que tem sido incansável não foi possível evitar o pior. “
De acordo com a institituição “hoje tivemos novamente no terreno duas médicas, três enfermeiros uma fisioterapeuta e uma voluntária da Cruz Vermelha, estas a avaliar permanentemente sinais vitais dos doentes.”
No que diz respeito aos testes realizados no dia de ontem o Provedor esclarece “ ainda não foram recebidos os resultados. Aguardamos que possam chegar a qualquer momento.”
A Instituição esclarece ainda que, ao dia de hoje a situação da infeção de SarsCov-2 é a seguinte:Total de utentes que já ficaram infetados – 52, 40 ativos, mas na instituição, 4 ativos hospitalizados e 8 falecimento. Acrescenta ainda que não se registou alteração no número de trabalhadores infetados.
O Provedor João Penetra subluinha ainda “o esforço continua a ser total com o objetivo de cuidar o melhor possível dos nossos utentes.” e deixa um especial agradecimento “ à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, que hoje através da sua diretora delegada, Dr.ª Érica Rebelo, me telefonou para demonstrar toda a solidariedade e disponibilidade. E também ao senhor provedor que em comunicado da instituição manifestou a sua solidariedade para connosco.”
“Agradeço também ao senhor presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo que praticamente todos os dias telefona e tem demonstrado o apoio do Município ao que for necessário.Também aos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo que mais uma vez, hoje procederam a mais uma desinfeção de espaços.Ao Centro Distrital de Segurança Social de Évora, que está sempre do outro lado da linha e que não tem faltado com a demonstração de solidariedade. Um agradecimento muito especial às ajudantes de lar, que todos os dias durante 12 horas dentro de um fato de proteção (o que não é nada fácil) continuam dedicadas à missão de cuidar, apesar do grande risco que correm por estarem todos os dias num ambiente em que o vírus está presente”, acrescentou.