O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura, em nota enviada à nossa redação, informa que, de acordo com os dados transmitidos pela Autoridade de Saúde Pública, há a registar 11 (onze) novos casos ativos de COVID-19 na cidade de Moura. Refira-se que dos 11 novos casos, 9 estão relacionados com um surto já identificado na equipa sénior do Moura Atlético Clube.
Já depois de esta nota enviada pelo Serviço de Proteção Civil, o presidente do clube desportivo, em declarações Agência Lusa, adiantou que para além dos 9 jogadores, três elementos do ‘staff’ estão também infetados.
Após detetada a infeção num jogador, foram feitos testes de despiste do vírus que provoca a doença covid-19 aos restantes jogadores e elementos da equipa, o que permitiu confirmar as restantes 11 infeções, explicou Luís Jacob, presidente do clube desportivo de Moura, no distrito de Beja.
Segundo o responsável, após a confirmação do surto, todas as atividades da equipa foram suspensas, porque, além dos infetados, vários jogadores estão em isolamento profilático, uns até sábado e outros até ao dia 07 de janeiro.
Na globalidade, o concelho de Moura, segundo os serviços da Proteção Civil, conta com 179 casos recuperados e 23 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, sendo 17 na cidade de Moura, 5 em Póvoa de São Miguel e 1 em Amareleja.