A Câmara Municipal de Estremoz está a preparar a documentação necessária para a celebração de um protocolo com o Ministério da Defesa Nacional, Ministério da Cultura e Ministério das Finanças, com vista à transferência para o município, a administração das muralhas e de vários edifícios, a fim de serem recuperados.
Em declarações à Rádio Campanário, Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, refere que “nós somos mais eficientes, passando para a câmara, por administração direta, podemos ir recuperando muitos troços de muralha, zonas que precisam ser reparadas e temos que avançar porque queremos que o património construído em Estremoz dê uma boa imagem, uma melhor imagem do que dá neste momento”.
“Existem propostas para que se construam hotéis na zona do castelo e queremos ter aquela zona apresentável”, refere o autarca.
O Castelo de Estremoz é composto pela muralha e respetivos baluartes da primeira linha de fortificações do século XIII, pelas portas e baluartes da segunda linha de fortificações do século XVII e pela Torre das Couraças.