O Presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão, divulga em comunicado os resultados dos testes laboratoriais à Covid-19 no Lar Rainha Santa Isabel da Misericórdia de Pavia, onde foram registados 23 utentes e 11 funcionários infetados.
O autarca divulga que, existem 179 pessoas infetadas no Concelho de Mora, sendo que na comunidade registam-se, 44 casos ativos em Cabeção (incluindo 26 funcionárias do Lar da ASCTI), 54 em Pavia (incluindo as onze funcionárias do Lar) e 20 em Mora.
No entanto, “acabou por confirmar-se o pior cenário no Lar Rainha Santa Isabel de Pavia, onde todos os utentes (23) estão positivos e ainda 11 funcionários”, divulga o Presidente.
No Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ACSTI) registam-se 33 utentes positivos e 5 no Lar Nossa Senhora da Purificação.
É de notar que hoje, dia 09 de janeiro, registasse mais um óbito de um utente da ACSTI, totalizando assim para 19, as mortes pelo novo coronavírus na instituição.
“Nos últimos dias recuperaram 16 pessoas parece-me que todas ligadas ao surto no lar da ASCTI,” diz o autarca.
“O Hospital de Évora perdeu a capacidade de tratar convenientemente os doentes COVID. A Unidade de Saúde Publica do Alentejo não consegue responder atempadamente a tantas solicitações, também faltam recursos humanos na Segurança Social para puder dar resposta às IPSS. O distrito está em colapso e parece-me que o País para lá se encaminha”, finaliza assim o comunicado do autarca.