Um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) atende que face à “gravíssima situação de pandemia que vivemos,” as celebrações como Batismos, Crismas e Matrimónios, serão suspensas ou adiadas para momentos mais oportunos, quando a situação sanitária o permitir.
Segundo a CEP, “tendo em conta as orientações governamentais decretadas para o confinamento que se inicia a 15 de janeiro, continuaremos com as celebrações litúrgicas, nomeadamente a Eucaristia e as Exéquias, segundo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, emanadas em coordenação com a Direção Geral da Saúde.”
No entanto, a Igreja Portuguesa alerta que, “outras celebrações, como Batismos, Crismas e Matrimónios, devem ser suspensas ou adiadas para momento mais oportuno, quando a situação sanitária o permitir.”
No comunicado, é infoirmado ainda que a catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias. Sendo que o contrário, “pode ser por via digital ou cancelada. Recomendamos ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas,” frisa a Igreja Portuguesa.