12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de 10 milhões de eleitores votam hoje para eleger o próximo Presidente da República

Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher entre os sete candidatos a Presidente da República, numas eleições em que a abstenção é o principal adversário devido à pandemia de Covid-19.

As mesas de voto, que este ano são mais para evitar grandes concentrações de pessoas, abriram às 8h00 e encerram às 19h00.

No total, estavam inscritos nos cadernos eleitorais 10.865.010 eleitores à data de referência de 31 de dezembro.

Mais de 133 mil já votaram antecipadamente no passado domingo e quase 13 mil inscreveram-se para um regime extraordinário de recolha de votos que decorreu esta semana, além dos 1,5 milhões recenseados no estrangeiro que começaram a votar no sábado.

Segundo as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde para as eleições, para ir votar os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene.

Recorde aqui onde os locais de voto no concelho de Vila Viçosa:

-freguesia de Nossa Senhora da Conceição e S.Bartolomeu, as Assembleias de voto ou Secções de Voto vão estar no Pavilhão do Parque de Viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa,na zona industrial;

-freguesia de Pardais, com uma secção de voto único, os eleitores que pretendam exercer o seu direito de voto poderão fazê-lo no Edifício da Ex-Caso do Povo de Pardais;

-freguesia de Bencatel, a votação irá decorrer no Pavilhão da Junta de Freguesia;

-freguesia de Ciladas, os eleitores poderão votar no Pavilhão Multiusos de S.Romão ;

As eleições decorrem com o país a viver sob confinamento geral devido à pandemia de covid-19 e, por isso, a abstenção é, mais do que nunca, o adversário invisível mais temido.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre), que aparecem por esta ordem no boletim.

Em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito para suceder a Cavaco Silva no cargo de chefe de Estado na primeira volta, com um resultado de 52%, numas eleições em que a abstenção de 51,3% foi a segunda maior numas presidenciais desde 1976.

O candidato que obtiver mais de 50% dos votos será eleito já hoje, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

 

Populares