Está a chegar mais um fim de semana e com ele regressa a proibição de circulação entre concelhos volta .
Esta proibição volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, entre as quais votar nas eleições presidenciais de domingo.
A medida, integrada no combate à pandemia de covid-19, foi definida pelo Conselho de Ministros que voltou a restringir a circulação entre os 278 concelhos do continente ao fim de semana.
Portugal continental entrou às 00:00 de 15 de janeiro num novo confinamento geral, com os cidadãos sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, estando já aprovada a renovação deste estado de emergência, que irá estar em vigor até dia 14 de fevereiro.
Recorde-se que o dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, prática de atividade física e desportiva ao ar livre, ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.
Com as novas regras há limitação do horário de encerramento de todos os estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público, que têm de encerrar às 20:00 nos dias úteis e às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar, que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00.