A empresa UPSTREAM acaba de anunciar a adjudicação do projeto “Caminhos de Fátima do Médio Tejo”, que inclui três novos itinerários no Médio-Tejo, sendo um deles no Alto Alentejo, visando assim o desenvolvimento e sinalização de novas variantes de acesso a Fátima profundamente enraizadas na tradição e património Marianos na região.
O projeto, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Médio-Tejo, com uma extensão total aproximada de 200km, contempla três novos itinerários, em fases diferentes de desenvolvimento. Estes novos itinerários de peregrinação ao Santuário de Fátima serão a partir de Tomar, da Beira Interior e do Alto Alentejo.
Catherine de Freitas, CEO da empresa Upstream diz que, “Fátima é a principal atração turística do Médio Tejo e do Centro de Portugal. De todo o Mundo, milhões de viajantes partem anualmente até ao Santuário movidos pela sua fé e espiritualidade, mas também para conhecer um destino rico em tradições e recursos patrimoniais e naturais.”
A CEO explica que, este projeto, “implica o respetivo levantamento cartográfico e digital prévio dos percursos – que incidem sobre os 13 Concelhos englobados na CIM Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha) –, dos pontos de interesse turístico e religioso, dos recursos de apoio aos viajantes e dos conteúdos para comunicação”, conclui.
O Projeto Caminhos de Fátima no Médio-Tejo conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal e está a ser desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Cultura, entidade que gere a rede dos Caminhos de Fátima em articulação com o Santuário de Fátima.
Para além da comunicação e intervenção junto das Comunidades e Entidades locais, a Upstream está no terreno a fazer a georreferenciação dos pontos de interesse para quem visita o território, prosseguindo depois com ações de melhoria, eventos, comunicação e estruturação de programas turísticos para promoção destes itinerários religioso-culturais.