Prestas a arrancar uma nova fase da vacinação contra a covid-19, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de todo o país organizam o processo e articulam com os municípios a escolha de espaços para a administração das vacinas.
A vacinação de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas arrancou hoje em Lisboa, e nas restantes administrações regionais de saúde do país esta fase da vacinação irá iniciar-se na próxima semana.
No ACES do Alentejo Central, que integra 14 municípios do distrito de Évora, a coordenadora deste agrupamento de centros de Saúde, Maria de Céu Canhão, adiantou à Agência lusa que o processo está ainda numa fase mais precoce.
“Estamos ainda a aguardar orientações da ARS (Alentejo) como proceder, por exemplo, com os mais de 80 anos. Estamos a aguardar as conclusões de um projeto piloto que se iniciou em Elvas (distrito de Portalegre) e em Grândola (Setúbal) para ver como será feito o contacto com os utentes e a sua convocatória”, explicou.
O ACES do Alentejo Central serve os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
Na sequência da atualização do plano nacional foram integrados para vacinação contra a covid-19 todos os idosos com 80 ou mais anos, independentemente de terem qualquer comorbilidade ou doença.