15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19. Nove em cada dez vacinados desenvolvem anticorpos após primeira toma

O Instituto Gulbenkian Ciência está a avaliar a imunidade entre 1200 profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e os dados são promissores.

Segundo informação avançada pelo Espresso, os dados dizem respeito a 1000 profissionais de saúde vacinados no final do ano passado e dificilmente podiam ser mais positivos. Ao fim de três semanas após a primeira das duas doses previstas, 90% já tinham desenvolvido anticorpos para o SARS-CoV-2, ou seja, reagiram à vacina e já tinham algum grau de proteção contra este novo coronavírus.

Os resultados preliminares são do estudo de efetividade da vacina que está a ser conduzido pelo Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO — que integra os hospitais São Francisco Xavier, Santa Cruz e Egas Moniz). Os números funcionam como uma “evidência no mundo real” de algo que só tinha ficado provado nos ensaios clínicos das farmacêuticas, neste caso pela Pfizer/BioNtech, a primeira vacina a chegar a Portugal e que começou a ser administrada a 27 de dezembro.

Populares