As chuvas fortes e persistentes dos últimos dias têm regado o Alentejo e as suas barragens com uma quantidade significativa de água. A barragem do Alqueva já armazenou suficiente água para garantir três anos de fornecimento à agricultura de regadio, a outras barragens da região e para produzir eletricidade.
A RC tem vindo a acompanhar os impactos que as chuvadas dos últimos dias têm tido na barragem, apontando que só no mês de janeiro, o volume de água subiu o equivalente ao que foi gasto em 2020.
José Salema, presidente do conselho de administração da EDIA – Empresa De Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, salienta à SIC Notícias que, “faltam cerca de 3,80 metros para o nível de pleno armazenamento” da barragem.
O presidente do conselho assegura que com o nível hídrico da barragem esta, “consegue dar uma garantia multianual ao abastecimento de culturas, mas também às populações, com o reforço do abastecimento público e a produção de energia.”
A Rádio Campanário noticiou ontem que, em apenas três dias, a cota do Alqueva subiu cerca de um metro devido às chuvas intensas no Alentejo.
Recorde-se que fez 19 anos, esta segunda-feira, que a Barragem de Alqueva encerrou as comportas.