A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assinou um protocolo com a empresa pública MOBI.E para a instalação de um posto de carregamento normal para veículos elétricos, na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Santiago do Cacém.
Segundo a autarquia, o posto de carregamento dispõe de dois pontos (tomadas) de 22 kW, ao qual estão destinados dois lugares de estacionamento.
O protocolo estabelece uma relação de parceria por forma a criar as condições necessárias para a dinamização da utilização de veículos elétricos no Município de Santiago do Cacém.
Este protocolo, não exige custos da autarquia de Santiago do Cacém, sendo que o objetivo é “a promoção de uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixos impactes ambientais e, como tal, a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos no território do Concelho assume grande relevância.”
A Câmara Municipal disponibilizou o local para a instalação do posto de carregamento, e os lugares de estacionamento. Compromete-se, ainda, nos termos da lei aplicável, fiscalizar as situações de estacionamento indevido ou abusivo no local onde se encontra instalado o posto de carregamento.
O protocolo surge no âmbito do lançamento, pelo Governo, da 2.ª fase da Rede Piloto de carregamento de veículos elétricos, para os Municípios ainda não servidos na 1.ª fase da Rede Piloto MOBI.E. Em resolução do Conselho de Ministro n.º 49/2016, de 1 de setembro, é referido que este projeto “visa a promoção nacional da utilização de viaturas elétricas, a redução de emissões de CO2 e a promoção de soluções de mobilidade.”
A empresa pública MOBI.E, S.A. assegura que o posto fica instalado e em condições de ser ligado e disponibilizado ao público em geral. A empresa é também a responsável pelo procedimento do concurso de concessão da exploração do referido posto de carregamento a um operador licenciado.